Elecgas

Central

O Processo | Gerador

O Gerador montado em veio único é do tipo bi-polar com arrefecimento a hidrogénio radial directo das bobines do veio e indirecto das bobines do estator.

A carcaça do Gerador cheia com hidrogénio é uma construção estanque e resistente à pressão, equipada com escudos terminais em cada lado.

A bobine tri-fásica inserida no núcleo do estator é de um desenho de barras-transpostas de duas camadas. A bobine é impregnada em vácuo em conjunto com o núcleo do estator.

O veio do Gerador é forjado em vácuo e possui duas chumaceiras radiais nos escudos terminais.

O hidrogénio circula no interior do Gerador num circuito fechado por intermédio de ventiladores axiais dispostos junto das chmaceiras radiais. O sistema de gases do Gerador dispõe dos equipamento necessários para o enchimento, remoção e operação do gerador com ar, gases de purga e hidrogénio.

Um transformador de excitação é usado para a corrente de excitação dos sistemas auxiliares de potência. Um conversor de frequência de arranque é usado para o arranque do conjunto Turbina a Gás / Gerador, fornecendo energia ao Gerador para arrancar como motor.